top of page
  • centrodemedicinacapilar

Calvice e Minoxidil


SHEDDING CAPILAR OU SHEDDING HAIR COM USO DE MINOXIDIL.

Shedding capilar é o nome que damos a queda dos cabelos no inicio do uso de Minoxidil.

Logicamente é assustador esse tal efeito shedding. Ninguém quer iniciar um tratamento de queda de cabelo com a acentuação da queda. Mas ocorre com frequência e é um efeito esperado, e desejável no início do tratamento com minoxidil. Você não precisará de um implante capilar pois é uma queda temporária.

A PARTIR DE QUE MOMENTO INICIA O SHEDDING CAPILAR?

Quando o tratamento com o minoxidil provoca um impacto biológico em nível celular abrupto (reação que ocorre em algumas pessoas) , eles deixam de cair em mosaico para entrarem na fase final de queda ( fase telógena ) ” em bloco” ou seja, todos juntos, e este evento se estende por pelo menos um mês, provocando muita angústia num suposto início de tratamento já com uma queda instalada por outras causas. E um espanto ainda maior em pacientes sem queda que procuram o médico para um tratamento preventivo e no entanto, após o tratamento a queda de cabelo “piora”. Este é o paradoxo do temido efeito shedding hair após uso do minoxidil ou simplesmente após o início do impacto de um tratamento capilar.

COMO SURGIU O MINOXIDIL?

Este fármaco era uma droga utilizada no passado como um anti-hipertensivo via oral potente. Era sem dúvida uma excelente droga para a hipertensão.

Os pesquisadores perceberam que com o uso continuado da droga, as pessoas apresentavam um efeito colateral em comum: notava-se o crescimento de pelos por todo o corpo (hirsutismo fármaco induzido). Então, a partir daí, cessou-se a utilização do minoxidil para a hipertensão arterial sistêmica e iniciaram os estudos desta droga para a melhora da calvície masculina e feminina.

Por ser um modificador biológico celular, ele reverte a evolução dos folículos da fase catágena, fase de repouso para a fase anágena, fase dinâmica de replicação celular e de crescimento, prolongando.

SHEDDING: RENOVAÇÃO CAPILAR ESPERADA E NATURAL

Assim, o shedding é a renovação capilar esperada desses fios que caíram e também irão se adiantar em retornar . Os fios mais fortes virão logo em seguida. Os folículos voltarão mais densos, com o diâmetro e a massa capilar mais evidente. Portanto, se iniciar um tratamento capilar não se assuste com o temido efeito shedding!

Em casos de queda de cabelo ou rarefação capilar, procure sempre o médio para avaliação tricoscópica.

377 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page