19/07/2017

Please reload

Posts Recentes

Bioestimuladores: tudo sobre as substâncias para aumentar a produção de colágeno

09/08/2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

CALVICE E MINOXIDIL

 

 

 

 

SHEDDING CAPILAR OU SHEDDING HAIR COM USO DE MINOXIDIL.

 

 

Shedding capilar é o nome que damos a queda dos cabelos no inicio do uso de Minoxidil.

 

Logicamente é assustador esse tal efeito shedding. Ninguém quer iniciar um tratamento de queda de cabelo com o acentuação da queda, mas ocorre com frequência e é um efeito esperado, e desejável no início do tratamento com minoxidil. Você não precisará de um implante capilar pois é uma queda temporária.

 

A PARTIR DE QUE MOMENTO INICIA O SHEDDING CAPILAR?

 

Quando o tratamento com o minoxidil provoca um impacto biológico em nível celular abrupto (reação que ocorre em algumas pessoas) , eles deixam de cair em mosaico para entrarem na fase final de queda ( fase telógena ) ” em bloco” ou seja, todos juntos, e este evento se estende por pelo menos um mês, provocando muita angústia num suposto início de tratamento já com uma queda instalada por qualquer causa (ver causas de queda de cabelo) , e um espanto ainda maior em pacientes sem queda que procuram o médico para um tratamento preventivo e no entanto, após o tratamento a queda de cabelo “piora”.  Este é o paradoxo do temido efeito shedding hair após uso do minoxidil ou simplesmente após o início do impacto de um tratamento capilar.

 

COMO SURGIU O MINOXIDIL?

 

Este fármaco era uma droga utilizada no passado como um anti-hipertensivo via oral potente. Era sem dúvida uma excelente droga para a hipertensão.

Os pesquisadores perceberam que com o uso continuado da droga, as pessoas apresentavam um efeito colateral em comum:  notava-se o crescimento de pelos por todo o corpo (hirsutismo fármaco induzido). Então, a partir daí, cessou-se a utilização do minoxidil para a hipertensão arterial sistêmica e iniciaram os estudos desta droga para a melhora da calvície masculina e feminina.

 

Por ser um modificador biológico celular, ele reverte  a evolução dos folículos da fase catágena, fase de repouso para a fase anágena, fase dinâmica de replicação celular e de crescimento, prolongando essa fase. Porém no início do tratamento, a excitação dessas células pode fazer um efeito rebote.

 

 

EFEITO REBOTE DO MINOXIDIL:

 

Ocorre o inverso por um certo tempo ,ou seja, mais cabelos na fase de queda (fase telógena) até entrar em homeostase, que é o equilíbrio do organismo, onde as células já se adaptaram ao novo ritmo e da mesma maneira que provocaram esta queda, a revertem e tendem agir para que a maior parte dos fios permaneça na fase anágena (fase de crescimento) prolongando-a dali pra frente, após o fenômeno denominado shedding hair ou shedding capilar.

Sendo assim, este eflúvio telógeno agudo ou shedding, que seria a queda anormal dos fios fármaco induzida tem prazo de início e de fim, não permanece por mais de dois meses, geralmente já regredindo nos primeiros 40 dias e iniciando após o final da primeira semana de uso do minoxidil.

 

 

SHEDDING: RENOVAÇÃO CAPILAR ESPERADA E NATURAL

 

Assim, o shedding é a renovação capilar esperada desses fios que caíram e também irão se adiantar em retornar . Os fios mais fortes virão logo em seguida. Os folículos voltarão mais densos, com o diâmetro e a massa capilar mais evidente. Portanto, se iniciar um tratamento capilar não se assuste com o temido efeito shedding!

 

 

Em casos de queda de cabelo ou rarefação capilar, procure sempre o médio para avaliação tricoscópica. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon