top of page
  • Foto do escritorMayra de Souza Pasin

Pele Masculina


A preocupação em ter uma pele bonita e de aspecto saudável é crescente entre o público masculino. Igual as mulheres, eles também enfrentam problemas como envelhecimento, sensibilidade, acne, entre outros. No entanto, a pele masculina, tanto do rosto como do corpo, tem uma composição distinta da pele feminina e deve ser tratada de forma diferente. Apesar da pele de cada homem ser única, devido a ação hormonal da testosterona, tende a ser mais espessa, mais oleosa e envelhecer de forma diferente.

ESPESSURA:

A pele masculina, em média, é aproximadamente 20% mais espessa que a pele feminina. Contém mais colágeno e tem um aspecto mais compacto e firme. Na pele masculina, o colágeno se reduz numa velocidade constante. Na pele feminina a perda ocorre ao longo da vida também, porém, de uma forma mais intensa após a menopausa.

OLEOSIDADE:

Os homens têm mais glândulas sebáceas que as mulheres e portanto, têm mais poros. Tanto suas glândulas sebáceas como os poros são maiores que nas mulheres. A produção de sebo é o dobro da produção feminina, de maneira que a pele masculina é mais oleosa e mais brilhante e está inclinada a formação de impurezas e acne.

ENVELHECIMENTO:

Os sinais de envelhecimento aparecem mais tarde na pele masculina, mas as mudanças ocorrem rapidamente assim que tenham começado. Apesar das rugas masculinas ocorrerem mais tarde do que nas mulheres, quando aparecem, os sulcos já estão plenamente formados. A redução na firmeza em combinação com o inchaço dos olhos e olheiras, conferem uma aparência cansada.

COMO CUIDAR DA PELE MASCULINA?

Ao contrário do que se imagina, não é necessário varias horas para um cuidado eficaz da pele.

1- LIMPEZA:

Lavar o rosto duas vezes ao dia com água fria deve ser o primeiro cuidado a ser adotado em prol de uma aparência mais bonita. Por isso, vale a pena ficar atento também ao tipo de sabonete usado, pois, em geral, as cútis masculinas pedem versões que removam a oleosidade de maneira controlada. Limpezas de pele regularmente com profissional capacitado e uso de máscaras faciais também são indicados.

2- HIDRATAÇÃO:

Sempre digo no consultório que óleo é diferente de água. E mesmo peles oleosas precisam ser hidratadas. Devido à forte tendência à oleosidade, a pele dos homens deve ser tratada com um hidratante matificante, responsável por controlar a produção das glândulas sebáceas.

3- BARBA:

Na média, os homens que se barbeiam o fazem 16.000 vezes durante a vida inteira. A pele torna-se mais sensível e reage mais rápido. Fazer a barba diariamente estressa a pele e pode causar irritações. 40% dos homens tem problemas de pele relacionados com o ato de se barbear. Como por exemplo a foliculite ( que será explicada em um outro post). Uma lâmina de barbear cega e/ou a falta de lubrificação ao barbear-se podem causar cortes e arranhões.

É importante fazer a barba com cuidado, particularmente para quem tem pele sensível ou condições como a acne e Dermatite atópica.

Proteja e lubrifique a pele com produtos para barbear. Eles ajudam a lâmina a deslizar suavemente sobre a pele. Recomenda-se aqueles que contém propriedades anti-bacterianas e calmantes. No pós barba dê preferência a produtos de textura leve.

Faça a barba no sentido do crescimento dos pêlos, não o contrário.

4- CUIDADOS ANTI IDADE:

O uso de produtos preventivos e anti-aging também devem estar presentes na rotina masculina. Podem ser prescritos ácidos e anti- oxidantes a fim de estimular a pele e manter a sua qualidade. Procedimentos em consultório associados, como microagulhamento, laser e peelings melhoram ainda mais a qualidade do colágeno.

5- PROTEÇÃO SOLAR:

Potente aliado da cútis, o protetor solar não deve ser dispensado pelos homens. Para garantir uma proteção adequada, a aplicação do produto deve acontecer de duas a três vezes ao dia, em locais onde a luz solar pode entrar em contato com a pele. Além disso, o filtro deve ser sempre o último creme a ser passado no rosto.


111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page