top of page
  • Foto do escritorAndressa Kiosz

Como lavar os cabelos da maneira correta passo a passo

Atualizado: 21 de nov. de 2020

A higienização do cabelo é uma etapa muito importante para a beleza e saúde dos fios. Ainda que lavar os cabelos seja uma tarefa simples do cotidiano, muitas vezes alguns hábitos nesse momento podem ser prejudiciais sem que você perceba.


Os cuidados diários com os cabelos requerem o uso de produtos de alta qualidade desenvolvidos para o seu tipo de cabelo, principalmente na hora da lavagem. De nada adianta investir nos itens certos se não souber como usá-los.


Você sabe como usar shampoo corretamente? Existe uma quantidade ideal e o melhor método de massagem. Para cabelos curtos, coloque uma quantidade equivalente ao tamanho da moeda de R$ 0,50 na sua mão. Para cabelos compridos, a quantidade deve ser igual a uma moeda de R$1,00. O movimento deve sempre em círculos com a digital, nunca com as unhas! Acima da nuca e da cabeça no couro cabeludo, sem esfregar as extremidades dos fios.


Para promover uma melhor limpeza e hidratação para quem precisa lavar os cabelos todos os dias sem ressecar os fios, uma dica é usar um creme de limpeza (para esta tarefa) em determinados dias, alternando os dias com as lavagens com o shampoo e condicionador. Além disso, o condicionamento do produto não deixa aparência pesada e controla o volume e o frizz dos cabelos.


Os cabelos requerem cuidados todos os dias para se manter saudáveis, o que não é novidade. No entanto, existem algumas técnicas que podem ajudar o seu cabelo para receber esses tratamentos, isso inclui, pentear o cabelo antes do banho para ajudar a relaxar fios e promover uma melhor absorção de nutrientes. Sabemos o quão bom é um banho quente, especialmente no inverno frio. Mas a alta temperatura é a vilã do fio, pois o calor tornará o cabelo opaco e sem brilho.


Não há nada pior do que terminar um banho e sentir o cabelo gorduroso e pesado, não é? O segredo disso é investir em produtos adequados ao seu tipo de cabelo. Além disso, produtos balanceados e certos para o seu fio não são prejudiciais, removendo a sujeira da raiz e podendo até evitar quedas! Existem muitos fatores que podem danificar o cabelo e torná-lo mais frágil, como aparelhos térmicos, descoloração, tingimento e alisamento. E apenas a lavagem não é o suficiente para deixá-los protegidos. Para potencializar esses cuidados, uma dica é usar a máscaras de hidratação ou recuperação dependendo da necessidade do seu fio.


Embora criem um visual iluminado e incrível, as luzes deixam os fios fragilizados. Isso porque processo de descolorir tira os pigmentos naturais do cabelo, retirando também seus nutrientes essenciais, como a queratina. O resultado é que eles ficam porosos e ressecados. Mas tudo tem solução! Após se submeter a esse procedimento químico, é necessário investir em uma reparação profunda.


Você já ouviu falar sobre cronograma capilar? Basicamente, ele é uma agenda que você monta e assim fica sabendo quando precisa hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Todos os cabelos podem receber esse tipo de tratamento, mas dependendo do estado, pode ser que alguns precisem intensificar algumas etapas e produtos. O seu, por exemplo, pode necessitar mais de hidratação, enquanto outros de nutrição ou reconstrução. O primeiro passo é identificar as principais necessidades do seu cabelo, reconstrução, hidratação ou nutrição?


Reconstrução: Fios quebradiços, fragilizados os e com pontas duplas.

Hidratação: fios secos e opacos.

Nutrição: fios ressecados, ásperos e com frizz.


Se houver necessidade lembre-se que temos na Clinica Pasin pacotes de Hidratação, Nutrição ou Reconstrução de linhas profissionais e manipulados pela Dra. Mayra Pasin, para atender a necessidade do seu fio.


Para te ajudar vamos deixar aqui um exemplo de cronograma capilar a se seguir, com dicas de máscaras e produtos caseiros, lembrando que você deve modificá-lo perante a necessidade do seu fio.

Cronograma capilar
.pdf
Download PDF • 34KB

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page