top of page
  • Foto do escritorAndressa Kiosz

Covid-19 aumenta importância de se vacinar contra a gripe

Atualizado: 3 de abr. de 2020

Enquanto não se desenvolve uma vacina contra o coronavírus, a imunização contra outra doença, bastante conhecida dos brasileiros, pode ajudar a combater indiretamente a atual pandemia.


A aplicação de doses contra a gripe é considerada fundamental para não sobrecarregar a rede de atendimento, facilitar o diagnóstico da covid-19 e evitar casos em que o novo vírus contamine pessoas já debilitadas pelo influenza. A campanha nacional de vacinação, que ocorreria na segunda quinzena de abril, foi antecipada em razão da pandemia.


A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba confirma o agendamento para mais 11 mil doses de vacinas contra a Influenza hoje, 1º de abril. O envio é feito pela Secretaria Estadual de Saúde que por questão estratégica está direcionando os lotes de vacina aos municípios mineiros de forma fracionada. Conforme o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, está mantida a prioridade de vacinação dos idosos acima de 60 anos e dos profissionais da área da saúde.


Os lotes serão distribuídos nos postos de saúde e nos drive-thrus que ganharam o reforço de mais dois pontos de apoio. Com isso, quem optar por se vacinar dentro do carro, poderá se dirigir até a Basílica de Nossa Senhora da Abadia, Laboratório Lamel na Avenida Guilherme Ferreira, 480 e, agora, nos dois shoppings da cidade: Praça Shopping situado na Avenida Leopoldino de Oliveira, 5100, Vila Olímpica e no Shopping Uberaba, na Avenida Santa Beatriz da Silva, 1501, no Bairro São Benedito. A Praça Magalhães Pinto (do Quartel) não está inserida na programação do terceiro lote de vacinação.


Mas atenção, “Os drive-thrus são destinados apenas aos idosos que estiverem nos veículos. Aqueles idosos que estiverem a pé, não poderão receber a dose de vacina nestes locais, mas sim nas unidades de saúde. No Praça Shopping a vacinação será no estacionamento superior e no Shopping Uberaba a entrada será  pela Avenida Santa Beatriz. Para evitar longas filas e aglomeração nos locais, a equipe entregará senhas”, explica o diretor.


Parte da vacinação é destinada aos idosos acima de 60 anos que estão acamados e previamente agendados para o atendimento em domicílio. Aqueles que ainda não fizeram o agendamento podem agendar com a unidade de saúde mais próxima de casa.

“O responsável pelo idoso acamado pode fazer o agendamento direto na unidade saúde onde o paciente é acompanhado pelo Programa Saúde da Família, as próprias unidades de saúde farão a lista de agendamento desses necessitados”, destaca Boaventura.

Se você ainda apresenta dúvida sobre o agendamento dos acamados deverá entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima. A lista das unidades está no site http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,414 (no canto esquerdo clicar na opção Unidades de Saúde).


A Prefeitura de Uberaba instituiu o Sistema de Orientação e Suporte à População em tele atendimento, tire suas dúvidas no Saúde Ativa pelo telefone 0800 940 0101, com atendimento das 7h às 19h inclusive aos sábados e domingos.


O ministério da Saúde criou um canal onde se pode tirar dúvidas e verificar os sintomas de covid-19, para maiores informações acesse: TeleSUS



54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page