top of page
  • Foto do escritorAndressa Kiosz

COVID-19 Orientações

Atualizado: 3 de abr. de 2020


O assunto coronavírus está presente e por todos os lados... com a mídia social tão comum em nossas vidas, impossível não haver chuva de informações e comentários sobre o assunto a todo tempo. Por isso, achei importante trazer aqui informações relevantes frente ao assunto e comentários que escuto. O importante agora é não criar pânico entre a população e seguir as precauções de forma responsável. Algumas informações sobre o vírus: considerado um “primo” do SARS com mutações que ainda não se sabe a origem, assim como em diversas pandemias que a humanidade já presenciou. O nome coronavírus vem de (coroa) visto que ao microscópio encontra-se estruturas semelhantes a uma. Não é propriamente uma gripe, mas causa sintomas respiratórios semelhantes. O período de incubação varia em média 5 dias e a faixa etária com maior propensão a quadros graves que necessitam internação está acima de 60 anos, além de pessoas com doenças crônicas como diabetes e asma. Nos casos onde não ocorrem complicações, os sintomas tendem a regredir em cerca de até 15 dias. Não sabemos ainda de fato como o sistema imunológico se comportará. Por se tratar de uma patologia nova, muitas descobertas ainda serão feitas em diversos aspectos. Cuidar-se, ter bom senso, tentar evitar a transmissão e buscar informações verdadeiras é o nosso papel. Enquanto os cientistas e brilhantes pesquisadores buscam por mais conhecimento.


Vale lembrar:


- Lavagem frequente e correta das mãos.

- Uso de alcool 70.

- Boa higiene geral.

- Evitar gestos que levem as mãos ao rosto, coçar os olhos, etc.

- Utilização de máscaras.

- Evitar aglomerações.

- Alimentar-se bem e cuidar da saúde geral.

- Cuidar também do contágio com outras patologias como a dengue e a gripe comum, que estão nas fases de maior apresentação.

- Buscar ajuda médica especializada caso necessário.


 

Deixo aqui links e contatos uteis nessa quarentena.


O SUS desenvolveu um aplicativo que comunica informações sobre o COVID-19 e ainda realiza uma triagem virtual, indicando se é necessário ou não a ida a hospitais!

A Prefeitura de Uberaba instituiu o Sistema de Orientação e Suporte à População em tele atendimento, sob a coordenação do Comitê Técnico-Científico pelo 0800 940 0101, com atendimento das 7h às 19h inclusive aos sábados e domingos.


Diante da pandemia do novo coronavírus, é fundamental que os profissionais da saúde estejam preparados para atuar na linha de frente do atendimento ao paciente. Por isso, o Ensino Einstein acaba de disponibilizar novos Cursos Gratuitos sobre o COVID-19 para quem atua na saúde: Manejo Clínico para o Coronavírus (COVID-19), Prevenção de Infecção e Uso Correto dos EPI’s pela Equipe Assistencial. Acesse e compartilhe com seus amigos e familiares que também atuam nesta área.


Por: Mayra Pasin

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page