top of page
  • Foto do escritorAndressa Kiosz

Máscaras de proteção respiratória de uso não profissional

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) continua empenhada em contribuir na luta contra a pandemia covid-19, por isso acaba de publicar, de forma gratuita, mais uma publicação que vai ao encontro de iniciativas governamentais visando à produção e à oferta de equipamentos com qualidade e segurança. Trata-se da Prática Recomendada ABNT PR 1002:2020 – Máscaras de Proteção Respiratória de uso não profissional - Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, confecção e uso.


Elaborada em tempo recorde, esta Prática Recomendada tem por base um documento francês (AFNOR SPEC S76-001). Seu objetivo é orientar e esclarecer dúvidas da sociedade brasileira sobre as máscaras de proteção respiratória de uso não profissional, métodos de confecção, uso e reuso, lavagem e secagem, tempo de utilização, descarte, entre outros.

É explicado na publicação que máscaras de proteção respiratórias “destinam-se a ser utilizadas por pessoas saudáveis que não têm sintomas clínicos de infecção viral e que não estão em contato com pessoas portadoras desses sintomas. Seu porte deverá ser limitado a meio período de utilização (máximo de 03 horas) tendo como objetivo fornecer proteção contra possível penetração viral na boca e na área do nariz de seu usuário ou de uma pessoa no seu entorno”.


O uso da máscara de proteção está previsto, por exemplo, para pessoas em trânsito ou em ambientes fechados com acesso ao público, visando proteger grupos de pessoas e evitando assim a disseminação de agentes infecciosos. O dispositivo não se destina, portanto, a ser utilizado por profissionais de saúde em contato com pacientes.


A ABNT PR 1002 junta-se agora às 32 normas técnicas já disponibilizadas gratuitamente para a sociedade, como ferramentas para orientar indústrias, fabricantes e profissionais da saúde a respeito de fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para enfrentamento da pandemia.

Para acessar e conhecer mais a Prática Recomendada ABNT PR 1002, clique aqui.


Fonte: ABNT

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page